domingo, 22 de fevereiro de 2009

Novas respostas

Estou postando as respostas que Marilena enviou ao meu e-mail. Espero que leiam com calma, há pontos bem interessantes.


Boa noite Felipe

Como vc. poderá perceber, eu mesma procurarei responder os @s endereçados para o gabinete ou para os meus endereços do site.
Falando em site, ainda não consegui uma rotina para a sua atualização pois neste inicio de ano tenho priorizado a organização das ações do mandato, planejamento, etc. Logo ele será uma fonte confiável de consultas sobre o nosso trabalho, que segue com foco nos mesmos eixos da legislatura anterior. A oferta de informações e caminhos para que as pessoas exercitem sua cidadania, serão constante nas nossas ações.

Sobre as questoes levantadas no questionário, tentarei responder a todas separadamente, embora algumas delas se complementam:

O que você acha da campanha "Adote um vereador"?
Aprovei imediatamente a iniciativa da ong voto consciente em apoiar e dinamizar uma campanha em Jundiai, pelo seu significado: estimular a população a olhar um pouco mais detidamente para a política local. A eleição para vereador é extremamente difícil pelo grande numero de candidatos e a forma particular como cada um escolhe o seu vereador; a questão partidária não é fator determinante para a decisão do voto. Logo, passada a eleição, os eleitores não se sentem representados pelos 16 vereadores eleitos, embora estes representem o conjunto de votos do colégio eleitoral, obtidos pelos mais de 300 candidatos e suas legendas partidárias. Daí, acredito, o distanciamento natural da política e o interesse pontual próximo das eleições ou em torno de algum tema mais polêmico. Esta e uma reflexão apenas e pode não traduzir os pensamentos de políticos do meu próprio partido, mas não tenho qualquer preocupação em expressar as minhas idéias. Espero que caminhemos rapidamente para uma reforma política que permita ao eleitor perceber a importância do seu voto e reconhecer que a sua escolha está agregada a um projeto, um ideal político para a sociedade, através de um partido político. Mais uma vez enalteço a importância de iniciativas como esta campanha "adote um vereador" pelo seu caráter pedagógico no processo de amadurecimento democrático na nossa cidade, estado e país.

Como você pretende apoiá-la? De que maneiras ajudará a divulgação?
O meu apoio à campanha será permanente, através do meu site pessoal, boletins eletronicos periódicos e material impresso que eventualmente possa produzir e na oportunidade que se apresentar. O proprio blog criado sera inserido na pagina principal do meu site

Você acha que as escolas deveriam participar da campanha? Como? E as Escolas Públicas?
Acho que as escolas, publicas ou privadas, podem e devem buscar meios de informar e estimular o interesse dos alunos para a questão política, para que os alunos percebam a sua dimensão e as possibilidades de participação. Existem educadores preparados para inserirem naturalmente a política em suas atividades. A campanha em si poderia ser um desses meios, até pelo caráter competitivo e saudáveis que poderia gerar entre os jovens, mas acho que o maior desafio será motivar os dirigentes das escolas publicas para que não encarem a campanha como "mais uma tarefa"....

Na sua opinião, as entidades como OAB, Igrejas, Sindicatos etc devem participar? De que forma?
Por isto acho fundamental o envolvimento da sociedade civil organizada, através dos sindicatos e associações dos professores da rede privada e da rede publica, organizações de classe como OAB e de outras profissões, para que promovam o dialogo com as institui coes que representam. Outra tarefa: desafiá-los a cumprir esse papel.

Espero que este primeiro contato tenha sido produtivo para o objetivo do questionärio.

Abs. Marilena Negro

Um comentário:

  1. Parabéns, Felipe!

    Já usamos algumas das respostas da Marilena para nosso "1º Balanço de Resultados" e, usei todas para reflexão.

    Quero deixar uma pergunta:
    1-Como divulgar o blog?
    criar uma lista de emails de interessados.
    fazer boletins quinzenais e mandar para os outros blogues
    ...


    Além disso.
    Veja esse link, vale a pena publicar a entrevista da Marilena para o BOMDIA.
    http://votoconsciente-jundiai.blogspot.com/search/label/Especial%3A%20Nossos%20Vereadores%20-%20Jornal%20BOMDIA

    ResponderExcluir