terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Fiscalização Virtual

FISCALIZAÇÃO VIRTUAL

24/2/2009

"Adote um vereador" tem mais 2 adesões


Anna Carolina desenvolveu interesse pela política local após ingressar no projeto: 'Agora, leio tudo pela internet'
Anna Carolina desenvolveu interesse pela política local após ingressar no projeto: 'Agora, leio tudo pela internet'
Dois jovens são os novos 'padrinhos' de vereadores da Câmara de Jundiaí. Anna Carolina Okimoto Silva, 17 anos, e Felipe Francisco Romano, 18 anos, escolheram respectivamente os parlamentares Sílvio Ermani (PV) e Marilena Negro (PT) para acompanhar e fiscalizar seus desempenhos legislativos.

Aluno do 1º ano de Engenharia Mecatrônica na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), Felipe já tinha interesse pela política local mesmo antes de ingressar no projeto 'Adote um Vereador', iniciativa da ONG Voto Consciente em Jundiaí. "Escolhi a Marilena porque a acho uma vereadora muito atuante", explicou.

Felipe já desenvolveu um blog (site interativo na internet) em que a vereadora petista já respondeu a quatro perguntas do estudante (http://adotemarilena.blogspot.com/). Em uma das respostas, Marilena promete apoio permanente à campanha, através do site pessoal, boletins eletrônicos periódicos e material impresso. "O próprio blog criado será inserido na página principal do meu site", afirma.

No blog, a vereadora também incentiva o envolvimento da sociedade civil organizada, através dos sindicatos e associações e organizações de classe "para que promovam o diálogo com as instituições que representam".

Na opinião de Felipe, o projeto servirá como ferramenta para atrair o interesse de mais jovens ao tema. "A maioria hoje é alienada. O blog, porém, é um meio simples e que quase todo mundo domina. Dá para acompanhar o trabalho da Câmara sem precisar freqüentar o local todas as vezes", define.

A 'madrinha' de Sílvio Ermani, Anna Carolina, é a prova de que o interesse em política pode surgir com projetos como o 'Adote um Vereador'. "Eu não acompanhava nada. Agora, leio tudo o que posso pela internet", reconhece a estudante de cursinho que pretende ingressar em uma universidade de Medicina.

O blog sobre Ermani está em fase de construção. "Escolhi o Ermani pelas comissões permanentes que ele participa: Saúde e Bem-Estar, Transportes e Obras."
Gustavo Martinelli (PSDB), Leandro Palmarini (PV) e Marcelo Gastaldo (PTB) são os outros vereadores já escolhidos para o acompanhamento virtual.

O coordenador da ONG Voto Consciente alerta que o projeto não é necessariamente voltado apenas aos jovens. "Apesar de termos cinco adotadores jovens é importante ressaltar que a campanha é para todas as idades. Não são necessários conhecimentos profundos de internet e informática", salienta. "Além disso há outra forma de participar além da 'adoção': basta acompanhar os blogs e sugerir perguntas." Para participar da proposta, basta se cadastrar no endereço http://vereadores.wikia.com/ e escolher um vereador. O mesmo movimento já acontece em diversas cidades de todo o País, como Ribeirão Preto, Piracicaba e São Paulo.

THIAGO GODINHO

Adote Marilena sai no JJ!

A Campanha "Adote Um Vereador" está sendo divulgada!

Hoje foi a vez do Jornal de Jundiaí fazer a sua parte. Após receber de Henrique Parra Filho um e-mail acerca do Balanço Inicial da Campanha, dos vereadores adotados e do progresso do projeto, Thiago Godinho me ligou e fez uma entrevista.

Depois ligou também para Anna Carolina Okimoto Silva, provável futura participante do Programa. A reportagem pode ser obtida no link:
http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&int_id=72296

Irei publicar no blog também para facilitar a visualização.

Entrevista com Marilena no Bom Dia

Única mulher na Câmara, Marilena fala em aposentar
Petista afirma que seu próximo mandato será o último como vereadora


Roberta de Sá

A petista Marilena Negro, reeleita, adianta que este será o seu último mandato de vereadora.

Eu só quero mais este. A Câmara tem que ser sempre renovada”, diz ela, com intenção de alçar vôos maiores como deputada ou até prefeita pelo partido.

Ela teve 2.019 votos (17ª mais votada) e, por enquanto, é a única mulher que ocupará em 2009 uma das 16 cadeiras do Legislativo.
Em 2004, quando resolveu se lançar na carreira política, chegou à Câmara com 1.764 votos.

Marilena é famosa pelo seu perfil questionador. Nada passa por ela sem uma minuciosa avaliação. Isso até lhe rende nos bastidores a fama de “chata”.

Sem papas na língua, ela diz: “Sou apenas fiscalizadora e encontro muitos obstáculos, porque a base da situação blinda a prefeitura para a gente não se aprofundar nas investigações.

Quase nenhum de seus requerimentos é aprovado pela base da situação. Mas ela não se cansa. Depois de reclamar, vai ao Tribunal de Contas do Estado ou o Ministério Público, atrás das respostas que busca.

Neste novo mandato, sem pensar em mudar seu perfil, ela prevê as mesmas dificuldades, principalmente, porque acha que só o PT, com ela e Durval Orlato, serão a oposição ao Executivo.

Mesmo assim, verei com o Durval a possibilidade de lutar pela presidência”, fala.

A petista, apesar de já ter anunciado sua aposentadoria da Câmara, deixa um recado: “Vou trabalhar forte.

Tucano evita comentários
Enquanto para os petistas Marilena Negro é uma das mulheres fortes do partido, a situação prefere nada comentar sobre ela.
Prefiro não fazer avaliações”, diz Júlio César de Oliveira (PSDB), o Julião, companheiro de Câmara que já travou vários debates com a petista.

O vereador Gerson Sartori (PT), por outro lado, rasga elogios à aliada.
Marilena é uma pessoa de conduta forte. É uma grande vereadora, além de ser uma mulher dedicada que cumpre com suas responsabilidades”, diz.

O presidente do PT, Sérgio Dutra, fala que ela tem uma atuação diferenciada no parlamento. “Isso até fez com que ela fosse a melhor colocada no ranking da ONG Voto Consciente.” Marilena obteve nota 7,6, de zero a dez.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Novas respostas

Estou postando as respostas que Marilena enviou ao meu e-mail. Espero que leiam com calma, há pontos bem interessantes.


Boa noite Felipe

Como vc. poderá perceber, eu mesma procurarei responder os @s endereçados para o gabinete ou para os meus endereços do site.
Falando em site, ainda não consegui uma rotina para a sua atualização pois neste inicio de ano tenho priorizado a organização das ações do mandato, planejamento, etc. Logo ele será uma fonte confiável de consultas sobre o nosso trabalho, que segue com foco nos mesmos eixos da legislatura anterior. A oferta de informações e caminhos para que as pessoas exercitem sua cidadania, serão constante nas nossas ações.

Sobre as questoes levantadas no questionário, tentarei responder a todas separadamente, embora algumas delas se complementam:

O que você acha da campanha "Adote um vereador"?
Aprovei imediatamente a iniciativa da ong voto consciente em apoiar e dinamizar uma campanha em Jundiai, pelo seu significado: estimular a população a olhar um pouco mais detidamente para a política local. A eleição para vereador é extremamente difícil pelo grande numero de candidatos e a forma particular como cada um escolhe o seu vereador; a questão partidária não é fator determinante para a decisão do voto. Logo, passada a eleição, os eleitores não se sentem representados pelos 16 vereadores eleitos, embora estes representem o conjunto de votos do colégio eleitoral, obtidos pelos mais de 300 candidatos e suas legendas partidárias. Daí, acredito, o distanciamento natural da política e o interesse pontual próximo das eleições ou em torno de algum tema mais polêmico. Esta e uma reflexão apenas e pode não traduzir os pensamentos de políticos do meu próprio partido, mas não tenho qualquer preocupação em expressar as minhas idéias. Espero que caminhemos rapidamente para uma reforma política que permita ao eleitor perceber a importância do seu voto e reconhecer que a sua escolha está agregada a um projeto, um ideal político para a sociedade, através de um partido político. Mais uma vez enalteço a importância de iniciativas como esta campanha "adote um vereador" pelo seu caráter pedagógico no processo de amadurecimento democrático na nossa cidade, estado e país.

Como você pretende apoiá-la? De que maneiras ajudará a divulgação?
O meu apoio à campanha será permanente, através do meu site pessoal, boletins eletronicos periódicos e material impresso que eventualmente possa produzir e na oportunidade que se apresentar. O proprio blog criado sera inserido na pagina principal do meu site

Você acha que as escolas deveriam participar da campanha? Como? E as Escolas Públicas?
Acho que as escolas, publicas ou privadas, podem e devem buscar meios de informar e estimular o interesse dos alunos para a questão política, para que os alunos percebam a sua dimensão e as possibilidades de participação. Existem educadores preparados para inserirem naturalmente a política em suas atividades. A campanha em si poderia ser um desses meios, até pelo caráter competitivo e saudáveis que poderia gerar entre os jovens, mas acho que o maior desafio será motivar os dirigentes das escolas publicas para que não encarem a campanha como "mais uma tarefa"....

Na sua opinião, as entidades como OAB, Igrejas, Sindicatos etc devem participar? De que forma?
Por isto acho fundamental o envolvimento da sociedade civil organizada, através dos sindicatos e associações dos professores da rede privada e da rede publica, organizações de classe como OAB e de outras profissões, para que promovam o dialogo com as institui coes que representam. Outra tarefa: desafiá-los a cumprir esse papel.

Espero que este primeiro contato tenha sido produtivo para o objetivo do questionärio.

Abs. Marilena Negro

Balanço Legislativo em 2007


O gráfico foi retirado do Balanço Legislativo Municipal, feito pela ONG Voto Consciente, e pode ser obtido no link: http://br.geocities.com/mvcjundiai/arquivos .

Gostaria de saber quais as observações da vereadora a respeito deste gráfico, referente aos projetos da Câmara Municipal em 2007.

Reparemos que:
37,5% (denominação de ruas e logradouros) + 17,3% (homenagens) = 54,8%

Ou seja, mais da metade dos projetos da Câmara neste ano tem pouca ou nenhuma importância social de fato, constituindo um número preocupante para todos os cidadãos.

Obrigado!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Novas perguntas

Olá Marilena!

Primeiramente, obrigado pelo interesse e pela rapidez na resposta!

Foi sugerido um questionário sobre a Campanha, e gostaríamos de ver as suas opiniões. As mesmas perguntas também foram encaminhadas aos outros vereadores adotados.

1-O que você acha da campanha "Adote um vereador"?
2-Como você pretende apoiá-la?
3-De que maneiras ajudará a divulgação?
4-Você acha que as escolas deveriam participar da campanha? Como? E as Escolas Públicas?
5-Na sua opinião, as entidades como OAB, Igrejas, Sindicatos etc devem participar? De que forma?

Ah, apenas a título de curiosidade, em São Paulo, já há 43.6% de Vereadores adotados (24 de 55), e a tendência é aumentar este número!

Agradeço desde já!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Foto da Vereadora


Foto da Vereadora obtida em seu site oficial.